Campanha chega à Presidência da República depois de ganhar alcance internacional
Durante o período de campanha salarial, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná (Sindiquímica-PR) pretendia demonstrar a postura agressiva e as práticas antissindicais com que a multinacional Vale estava tratando a negociação com a categoria.
Para representar a hostilidade da empresa, criamos uma campanha ambientada no Velho Oeste, remetendo ao período em que imperava o clima de vale-tudo nos confrontos.
Além dos cartazes e peças digitais para a campanha, um vídeo viral foi criado para ser compartilhado nas redes sociais.
Além de fortalecer o sindicato durante o processo de negociação, a campanha rompeu as fronteiras nacionais e ganhou destaque internacional entre as entidades que representam trabalhadores da empresa em diversos países.
Desenvolvemos peças em inglês e espanhol que rodaram o mundo.
Nossa campanha chegou à Presidência da República
A camiseta com a arte foi entregue pelas militantes do Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular em 11 de dezembro de 2015, ao receberem o prêmio de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em Brasília. A premiação é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e instituições que se destacam na defesa, na promoção e no enfrentamento às violações dos Direitos Humanos em nosso país.
A entrega da camiseta da campanha foi realizada como ato de protesto contra o maior crime ambiental da história do Brasil: o desastre causado em Mariana, em 5 de novembro, pela Samarco/BHP, pertencente à Vale.
As fotos são da Secretaria de Direitos Humanos e da Articulação.
Comunicação como estratégia
Muito se fala na renovação do movimento sindical nesse momento de retirada de direitos e profundas mudanças no mundo do trabalho, mas poucas entidades se dispõem a rever suas políticas de comunicação.
No nosso dia a dia, vemos que quando o movimento sindical investe em comunicação moderna, que entenda as novas técnicas e plataformas da comunicação, o resultado pode ser decisivo para a luta dos trabalhadores.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua entidade sindical a dar um passo adiante, aumentando ainda mais sua representatividade e o contato com os trabalhadores da sua base?
Então fale conosco e veja como a Abridor de Latas pode ajudar a sua entidade a se tornar cada vez mais forte.